Governo busca solução pacífica para conflito na região de Buerarema
Representantes dos governos estadual e federal se reuniram, na noite desta quinta-feira (12), com 15 lideranças indígenas da etnia tupinambá, em busca de uma solução para o conflito na região de Buerarema, no sul da Bahia. O encontro foi realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A Secretaria Estadual de Relações Institucionais e o Gabinete do Governador, representados, respectivamente, por Emilson Piau e Éden Valadares, participaram das negociações, juntamente com o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República (SG-PR), Thiago Garcia, e a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati.
O Governo do Estado tem procurado criar um ambiente de pacificação entre indígenas e produtores rurais, envolvidos na disputa pela propriedade de terras, para garantir a tranquilidade dos moradores, a fim de que seja respeitada a decisão do Ministério da Justiça.
Estiveram presentes ainda o superintendente da Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA), George Paim, o coordenador do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH/BA), José Carvalho, e lideranças do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR).